Secretaria : (19) 3227-2383
Como ajudar seu filho a gerenciar o nervosismo em dias de prova?

Como você se sente diante de uma prova? Se você parar pra pensar, a palavra “nervosismo” pode ter dois significados diferentes: apreensão e ansiedade motivadas por alguma coisa que ainda vai acontecer — e que nos deixa inseguros — ou mesmo raiva, irritação e comportamento agressivo. Neste texto, você vai entender como esse sentimento funciona e como controlar o nervosismo do seu filho, principalmente em situações estressantes, como no dia de uma prova.

Afinal, esse tipo de sentimento é saudável até certo ponto, mas, em excesso gera profundo desconforto emocional, atrapalha o aprendizado e as relações familiares. Veja como mantê-lo sob controle:

Primeiro, vamos entender as causas

Como dissemos, há dois significados para essa palavra: “apreensão” e “irritação”. Eles estão intimamente relacionados, já que a insegurança nos deixa, a um tempo, preocupados e irritadiços. Pode parecer óbvio mas, muitas vezes, ao lidarmos com o nervosismo em nossos filhos ou em nós mesmos, nos esquecemos que ele nasce do sentimento de insegurança ou incapacidade.

Ao notar que o comportamento do seu filho está alterado, trabalhe discretamente a autoconfiança dele. Muitas vezes isso pode ser feito sem tocar diretamente no problema — neste caso, o domínio que ele tem do conteúdo que vai cair na prova. É importante também identificar a causa do nervosismo, e partir daí propor intervenções.

Reforce as habilidades socioemocionais

Cada escola tem uma proposta pedagógica diferente. Essa diversidade possibilita que a família escolha a que vá de encontro com o perfil do seu filho. Geralmente as escolas mais conteudistas são mais exigentes com notas e destacam os alunos que tiram as notas mais altas, neste sentido é importante trabalhar as habilidades socioemocionais das crianças para que diante de uma nota abaixo do esperado ou da comparação consiga gerenciar suas emoções e pensamentos para superar quando tiver um desempenho aquém do esperado. Ele ainda prioriza, em muitos casos, uma educação muito formal e baseada numa avaliação das notas e não de algumas habilidades concretas. Esse é um fator que costuma causar a sensação de insegurança nas crianças e adolescentes.

Reforce o diálogo com o seu filho, fazendo-o entender que o resultado dos exames não determina o tipo de pessoa que ele é. Afinal, não é um teste baseado em valores de 0 a 100 que vai resumir as possibilidades profissionais e pessoais de alguém, não é mesmo? A inteligência hoje é compreendida além das habilidades cognitivas. Hoje não se fala mais de uma inteligência, mas de múltiplas inteligências. Hoje entende-se que um aluno brilhante não é mais apenas aquele que tira excelentes notas em matemática, mas que aquele que tem um bom desempenho em outras matérias como a educação física, por exemplo, também pode ser reconhecido com um aluno brilhante.

Ajude-o a se preparar bem

Se mesmo diante de um preparo o aluno ainda se sente inseguro, a família pode auxiliá-lo a questionar seus pensamentos limitadores, reconhecendo o quanto ele se preparou, como também, ajudá-lo a ver a prova como apenas uma prova e não um monstro e por fim, a família pode acalmar a criança dizendo que ela terá o apoio se a nota for baixa para se recuperar depois.

Convença-o a descansar no dia anterior

Como dissemos, a principal consequência da insegurança é o nervosismo. E uma forma típica (e errada) de lidar com ela é achar que quanto mais tempo de estudo, melhor. Isso faz com que o seu filho queira aproveitar cada segundo da véspera da prova para estudar, por exemplo.

O descanso um dia antes da prova, para quem precisa manter o sono em dia, é fundamental para o bom desempenho. Uma carga de estudos alta no dia anterior certamente vai deixá-lo com a cabeça cansada, fazendo com que erre questões simples, o que acaba por aumentar o nervosismo.

Lembre-o que o melhor é se preparar com antecedência, manter uma rotina que misture tempo de estudo com intervalos de descanso e tirar o dia anterior ao da prova para descansar e fazer coisas divertidas. Além, claro, de garantir uma boa noite de sono.

Quer saber como controlar o nervosismo do seu filho em dias de prova? Com a autoestima restabelecida, um plano de estudos de longo prazo e descanso regular, ele vai ganhar autoconfiança e o rendimento vai aumentar muito rápido!

Neste texto falamos um pouco sobre habilidades socioemocionais. Quer saber um pouco mais a respeito? Não deixe de dar uma olhada no nosso texto Alunos que desenvolvem competências socioemocionais apresentam melhor rendimento escolar!

Veja o artigo original clicando aqui!