Nossa Proposta Educacional Sócio Interacionista, respeita a individualidade do aluno, construindo seu conhecimento com base na interação com o ambiente, valorizando seu potencial e ainda oferecendo um ALICERCE com uma base sólida para a construção do seu futuro.
O Colégio Alicerce no exercício de suas atividades educacionais, expressando seu compromisso na construção de uma nova realidade, tida como possível e desejável, pela comunidade escolar e convergindo para os aspectos considerados essenciais, a plena realização do ser humano.
Apoiando sua Proposta Pedagógica nas seguintes concepções: de Homem, de Mundo, de Cultura, de História e de Educação Formal.
O Colégio Alicerce, como instituição social de ensino possibilita o crescimento humano nas relações interpessoais, bem como oportunizar a apropriação do conhecimento elaborado, tendo como referência a realidade do aluno, além da consciência crítica, que lhe amplie à visão do mundo.
A avaliação é um trabalho com sentido investigativo/diagnóstico a partir do qual os docentes vislumbram novas oportunidades para o educando prosseguir em seu processo de aprendizagem.
Educação Infantil
Está dividida em quatro níveis:
• Maternal (1 anos)
• Infantil II (3anos)
• Infantil III (4 anos)
• Infantil IV (5anos)
O eu, o outro e nós. Neste campo de experiências, as crianças podem ampliar o modo de perceber a si mesmas e ao outro, desenvolvendo sua identidade, respeitando os outros e reconhecendo as diferenças que nos constituem como seres humanos.
Corpo, gestos e movimento.
É por meio dos sentidos, dos gestos e dos movimentos que as crianças exploram o mundo, o espaço e os objetos ao seu redor. Através da música, da dança, das brincadeiras de faz-de- conta, elas se comunicam e se expressam.
Traços, sons, cores e formas.
Promover a participação das crianças nas atividades de artes visuais, música e leitura fornece oportunidades para o pleno desenvolvimento da sensibilidade, da criatividade e da expressão singular de cada criança.
Escrita, fala, pensamento e imaginação.
Proporcionar experiências em que as crianças possam falar e ouvir é essencial, pois na escuta de histórias, na participação em conversas, nas narrativas e em múltiplas linguagens, a criança se constitui como sujeito pertencente a um grupo social. O contato com histórias, contos, fábulas e poemas promove a familiaridade com livros e diferentes gêneros literários. Dessa forma, as crianças vão construindo hipóteses sobre a escrita.
Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.
Buscamos proporcionar às crianças a ampliação de seus conhecimentos sobre o mundo físico e sociocultural. Com isso, elas os utilizam em seu cotidiano a partir de observações, manipulação de objetos, investigação e exploração de seu entorno, levantamento de hipóteses, solução de problemas e consulta a fontes de informação. O objetivo é que sejam encontradas respostas às suas curiosidades e indagações.
O Ensino Fundamental I, que compreende as turmas do 1º ao 5º ano, segue como base o Conteúdo Curricular da Base Nacional, integrado a projetos interdisciplinares nas unidades pedagógicas.
O trabalho pedagógico desenvolvido no Ensino Fundamental II concilia o ensino dos conteúdos programáticos estabelecidos pelo MEC com a formação integral do aluno.